quinta-feira, 5 de julho de 2007

O IRMÃO BURRO DO MAFIOSO

Texto escrito em 28/03/2007 inspirado no filme "O Senhor das Armas"

Vocês já perceberam que todo mafioso, contraventor, traficante e demais bandidos digamos – mais inteligentes - do cinema tem um Irmão Burro. Um irmão que se mete em brigas, que cheira toda a mercadoria, que mata o cara errado, que vira alcoólatra. Um irmão que não consegue segurar sua onda na vida do crime e acaba ajudando os mocinhos a pegar o bandido. Seja ele um delator ou um simples manoteiro mesmo!

Pois bem. Sábado, assistindo ao belo “Senhor das Armas” estrelado pro Nicolas Cage, comecei a reparar no Irmão Burro. Neste caso, o irmão de Nicolas entra com ele no negócio do tráfico de armas mas não consegue segurar a onda. Se sente agredido pela natureza do negócio e se enterra até o pescoço na lama das drogas e do álcool. Depois, tenta voltar ao ramo mas seus princípios o impedem. Resultado? Toma tiro e morre! E ainda leva o Nick pra cadeia com ele – mesmo morto!

Acho que aí mora a grande diferença entre o Chefão e seu Irmão Burro. O chefe não tem princípios éticos ou morais que o impeçam de se desviar do caminho do crime. Pra ele, matar, roubar, traficar é parte do negócio. Como se estivesse atrás de uma mesa dando telefonemas a fornecedores ou passando e-mails de pedido. Só que os fornecedores são de cocaína e os pedidos de morte.

Mas por que então? Por que sempre esta mania de envolver o irmão no negócio? Por que não fazer solo a carreira do crime. Sem um lastro familiar a carregar. Bem, aí já não tenho uma opinião geral firmada. Cada caso é um caso.

Os Corleone “mafiavam” em família. A máfia era sua família e esta era a máfia. Assim sendo, é impossível impedir que Irmãos Burros entrem no negócio. Há outros casos, onde o irmão burro é também o irmão forte e sem noção. O guarda costas do Chefe. Aquele saco de músculos ignorante que só serve pra matar pessoas e ser morto. Em outros casos, o irmão burro está na mesma situação que o irmão Chefe – este, em geral o mais valho da família. Ambos estão querendo mudar de vida e o irmão chefe descobre no crime a solução de seus problemas. Como precisa de alguém de confiança para ajudá-lo a construir seu império, o convocado é nosso amigo burro.

Seja por confiança, por falta de cérebro e excesso de músculos ou por tradição familiar. A verdade é que todo mafioso, traficante e contraventores de melhor estirpe têm sempre em seu encalço, além do rotineiro detetive condecorado, um irmão almofada de tiros. Aquele que só serve mesmo pra atrapalhar o negócio e levar um tiro qualquer hora.

Pense sobre isso. Você é o Chefe ou o irmão burro?

Nenhum comentário: